Wednesday, January 20, 2010

3- A Chegada

A chegada oficial ao Brasil dos navios imigrantes acontecia somente quando aportava no cais do Rio de Janeiro entao o corote do Imperio, capital do pais.
Alojados alguns dias naquele cidade, ficavam a espera de barcos cargueiros menores que o transportassem para as terras destinadas. Uma segunda etapa do percurso (Rio de Janeiro - Rio Grande do Sul), alcancando o Porto Alegre eram recebidos ali por um funcionario publico e, apos decorrido alguns dias de estadia do albergue, praca da Harmonia. Logo apos destinados eram a colonia de Bento Goncalves.
Nesta localidade foi construido um barracao para receber os recem chegados, onde permaneciam de 7 a 8 meses. Ali esperavam que fosse entregues terras das colonias da regiao para fazerem roca.
Aos imigrantes italianos coube as acidentadas zonas da serra, porque as zonas do proximo rio jacui, Vale dos Sinos ja haviam sido ocupadas pelos alemaes.
Percorreno a serra, a pe em picadas ab ertas a facoes em meio as florestas, seguidos por mulas cargueiras que levavam sua bagagens os colonos escorregavam facilmente morro abaixo para vencer o vale do rio das antas. Atravessavam de barco, o rio carregando comida atadas nas costas. E as vezes abasteciam de frutas silvestres e cacas miudas.

No periodo (1893-1895), o Brasil sofreu o trauma da guerra civil- revolucao Federalista - quando o governo do segundo presidente do Brasil, Floriano Vieira Peixotoo 1890- 1894, o "Marechal de Ferro", foi o palco de inumeras rebelioes. A revolucao, que pretendia a restauracao de um regime federalista no pais, ou seja, a uniao dos estados para a promocao e desenvolvimento e defesa dos interesses comuns, resguardava a autonomia de cada um. O poder central estava no Rio de Janeiro, mas foi no Rio Grande do Sul, que aquele movimento em junho de 1892, mais se acentou, sob a lideranca do Almirante Custodio de Mello, Ministro da Marinha.

Durante esses anos era comum grupos revolucionarios registrarem-se em matas fechadas para protegerem-se das perseguicoes ou mesmo a fim de entrincharem-se na eventualidade de futuros enfrentamentos.
Esses homens pioneiros provavelmente tenham sido os primeiros a penetrar a abrir frentes ou picadas nas matas do entao intocado "Matto del Signore".

um dos nomes mais em evidencia dentre aqueles grupos, foi o de Juvencio Guedes, homens andarilho e posseiro que segundo diziam, 'nunca teve casa', embora sua permanente disposicao em descobrir terras ainda por desbravar.

A extensa floresta de pinheiros -araucaria, batizada "caemone' pelos indios era uma barreira quase instranponivel para os tropeiros paulistas que se destinavam as Missoeos Jesuiticas (oeoste do estado), em torno de 1730, quando da chegada de Cristovao Pereira de Abreu, um dos precursores, ja vinha sendo chamada de "Mato Portugues".
dominio e habitacao de indios do grupamento coroados, ditos "Bugres", defensores intransigentes do seu chao ofereciam motivos de temor a tropeiros e viajantes pelos frequentes asslatos que cometiam. A grande mate erguia-se desde a sera do rio das Antas, avancava pelo campo e demandava, no rumo norte, a regiao do Alto Uruguai.

Atravessando o mato portugues, os tropeiros , suspirando de alivio, defrontava-se outra vez com o campo, o qual situava-se entre o Mato Portugues e o Mato Castelhano, no qual foi batizado com o nome de Campo de Meio. os indigenas chamavam-no de "Cariroi" e os missionarios jesuitas, de Potreiro Grande, porque nele pastavam seus rebanhos.

O Matto "Del Signore", vasta area assim chamada pelos italianos da colonia de Bassano(1896), etendia-se para alem da linha 12.

Pe. Felix Fortunato Bussata, baseado em registros historicos, nos da a conhecer, em seu livro "Parai no centenario da Imigracao italiana" que "Matto del signore" tem sua historia. Na aquisicao de glebas, certos fazendeiros compravam alguns milhoes de campo com mais outros milhoes de serra ou mato.
O campo era logo ocupado, sobrando asim a serra.
Na divisao dos lotes coloniais, que foram dados (posteriormente) aos imigrantes italianos de Alfredo Chaves (Veranopolis), no distrito de Nova Bassano, os agricultores marcavam o limite ao norte da linha 12 ( Luis de Franca).
Os moradores de Nova Bassano ( a entao colonia de Bassano) perguntavam: 'Onde estao os senhores das terras alem da linha 12"? Nao podendo apontar ou dizer o nome dos proprietarios, foi introduzida a expressao "Matto del Signore", ou seja, mato de Deus, a propriedade de Deus. Tal denominacao ajustava-se muito bem a fertilidade do solo, pois as "coisas de Deus sao boas".
A area desta terra abrangia todo o territorio do hoje municipio de Nova Araca, estendendo-se ate o arroio dos gordos, assim batizados porque la viviam familias com este apelido, a dois quilometros da presente cidade do Parai, Rio Grande do Sul.


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